Expediente

A Revista Latinoamerica – Integração & Desenvolvimento – Integración & Desarrollo é uma revista de divulgação científica sob a responsabilidade da EDITORA REVISTA LATINOAMERICA - CNPJ 22.593.758/0001-13, Rua Colônia da Glória, 500 - Vila Mariana - São Paulo, SP – Brasil. Fone: +55 11 5549-6155. 

 

É uma publicação digital, com texto e fotos, em português e espanhol, conforme o idioma dos  autores dos artigos.

Please reload

 

 

 

Revista Latinoamerica (CNPJ 22.593.758/0001-13)

ISSN 2594-5009 

contatorevistalatinoamerica@gmail.com

Rua Colônia da Glória, 500 - Vila Mariana

São Paulo, SP - Brasil

+55 11 5549-6155

A Revista Latinoamerica – Integração e Desenvolvimento/Integración y Desarrollo é uma publicação digital, bimestral, de divulgação científica, que apresentará, de forma simples e concisa, estudos sobre os principais problemas latinoamericanos e propostas para enfrentá-los.

A revista nasceu de nossa experiência na coordenação do projeto UNILA (Universidade da Integração Latino-Americana) para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul  em 1987,  quando a democracia reinstalada no continente permitiu que os países dessem novos passos em direção à integração continental;  e da nossa participação na implantação da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), na fronteira trinacional de Foz do Iguaçu,  na condição de Pró-Reitora de Extensão. Ali constatamos a grande lacuna da informação cientifica sobre a América Latina no quotidiano dos formadores de opinião.

 

Da escolha do nome à definição das principais temáticas a serem aprofundadas pela publicação, a revista privilegia o debate com especialistas das áreas econômica, científica e tecnológica, sociopolítica, cultural e ambiental, visando à concepção de um produto editorial capaz de melhor representar as diversas facetas e cenários da América Latina no momento atual.

 

Assim, produzimos o projeto editorial da revista cujos objetivos são: informar com ética e rigor científico, manter a informação atualizada sobre as questões  mais  candentes para  a Integração e o Desenvolvimento e fomentar o debate sobre América Latina  e Caribe  na academia e na sociedade.

Profa. Dra. Luisa Maria Nunes de Moura e Silva

 

Socióloga. É Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1997) com estudos teóricos sobre desenvolvimento e dependência na América Latina realizados na Universidad Nacional Autonoma de Mexico-UNAM (1977-1980). É Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977). É licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1968) e especialista em Métodos e Técnicas da Pesquisa Social pela Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (1967) onde trabalhou durante 10 anos (1966-1976).

Foi Professora Visitante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA onde ministrou aulas de Sociologia latino-americana. Posteriormente exerceu o cargo de Pro-Reitora de Extensão e coordenou a produção do musical "Nuestra América" em parceria com a UNB e, em pesquisa, coordena o Grupo de Estudos da Teoria da Dependência, certificado pelo CNPQ.

Editora-chefe

 

 

Retornou à UFMS (2012) para lecionar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão nessa área. Ali, em 1990, havia criado o Programa de Estudos Latino-Americanos e coordenado várias ações de ensino, pesquisa e extensão. Foi professora titular de Sociologia da Universidade Ibirapuera (2005-2010) vinculada ao Programa de Mestrado em Direito-área de concentração "Direito Regulatório e Responsabilidade Social Empresarial"- onde coordenou o Observatório do Tráfico de Pessoas em parceria com a FDIM - Federação Democrática Internacional de Mulheres. Foi professora do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo onde coordenou o CEMPPRI (Centro de Estudos, Monografias, Pesquisas e Projetos em Relações Internacionais).

 

Em 1987-88 coordenou a Comissão de Implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul para a qual foi elaborado o Projeto UILA-Universidade de Integração Latino Americana. Possui experiência em Pesquisa Sociológica, com ênfase em Sociologia Politica e vários livros e artigos científicos e didáticos publicados nos seguintes temas: integração regional e desenvolvimento (América Latina e região Nordeste do Brasil), teoria sociológica, trabalho e gênero e políticas públicas. Participa desde 1980 dos movimentos sociais pelos direitos da mulher: foi membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e do Conselho da CMB- Confederação das Mulheres do Brasil 

Conselho editorial

 

 

Ildo Sauer

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia Nuclear - Massachusetts Institute of Technology (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Energia, com ênfase em Organização da Indústria de Energia e Organização da Produção e Apropriação Social de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento energético, modelos de demanda e recursos e oferta de energia, uso racional de energia, avaliação e desenvolvimento de recursos, produção descentralizada de energia, regulação e controle, políticas energéticas, análise econômica, histórica e social da evolução das formações sociais e apropriação da energia. Petróleo, gás natural, bioenergia, energia nuclear, energia eólica, hidráulica.

Energia

Nilson Araújo de Souza

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (1974), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio do Rio Grande do Sul - Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (1976), doutorado em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (1980) e pós-doutorado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1985). Professor visitante sênior CAPES da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (2011-2015). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional Contemporânea, Economia Latino-Americana e Economia Brasileira Contemporânea. Seus mais recentes livros são: Economia Brasileira Contemporânea - de Getúlio a Lula e Economia Internacional Contemporânea - da depressão de 1929 ao colapso financeiro de 2008. Lidera o grupo de pesquisa "América Latina: Integração e Desenvolvimento", cadastrado no CNPq

Economia

Gentil Corazza

Gentil Corazza é formado em filosofia e tem especialização em sociologia do desenvolvimento.Graduação e Mestrado em Economia pela UFGRS e doutorado pela UNICAMP. fez pós-doutorado na SORBONNE.foi professor titular e diretor da faculdade de economia da UFRGS. foi professor visitante da UNILA, pesquisador da fundação de economia e estatística, bolsista do CNPQ, membro do comitê de economia da CAPES e editor de revistas de economia. Publicou 50 artigos em periodicos especializados e 33 trabalhos em anais de eventos. possui 6 capitulos de livros e 6 livros publicados. Possui 8 itens de producão técnica. Orientou 45 trabalhos de conclusão, incluindo iniciação científica, monografias, dissertações e teses na area de economia. Entre 1999 e 2012 coordenou 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na area de economia, com ênfase em economia política, história, desenvolvimento econômico e metodologia. Em suas atividades profissionais interagiu com muitos colaboradores em co-autorias de trabalhos cientificos. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes da producão cientifica sao: estado e economia, história do pensamento econômico, banco central, sistema financeiro, liberalismo, regulacao, dinheiro, globalização financeira, metodologia da economia e integração da américa latina.

Economia e Desenvolvimento

Celio Berman

Possui Graduação pela FAU/USP-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Engenharia de Produção, na área de Planejamento Urbano e Regional (1978) pela COPPE/UFRJ-Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Planejamento de Sistemas Energéticos pela FEM/UNICAMP-Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) no Instituto de Energia e Ambiente (antigo Instituto de Eletrotécnica e Energia) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: politica energética, planejamento energético, alternativas energéticas, energia e sociedade e sustentabilidade energética. É autor de diversas publicações, entre as quais os livros "Energia no Brasil: Para quê? Para quem? - Crise e alternativas para um país sustentável", São Paulo: Ed. Livraria da Física/FASE, 2002; "As novas energias no Brasil: Dilemas da inclusão social e programas de Governo". Rio de Janeiro: FASE, 2007

Meio ambiente e energia

Alai Garcia Diniz

Possui graduação em Letras Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado  (1992) e doutorado (1997) em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo. Até março de 2015 atuou como Professor Visitante sênior (CAPES) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana e foi docente Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos que ajudou a criar em 2014. Colaboradora no Programa de Estudos da Tradução na UFSC, onde se aposentou. Pesquisa a obra de Roa Bastos; poéticas transterradas, ameríndias; tradução intercultural, imaginários bélicos; oralidades, performance, cultura guarani e literatura latino-americana e arquivos transfronteiriços. Atualmente é Secretária na Direção atual da Associação Brasileira de Hispanistas (2014-2016). Pertence à Comissão Editorial da SURES, revista eletrônica da UNILA e é do Conselho Editorial da Revista ABEHACHE. 

Literatura

Sidney Leite

É Pró Reitor Acadêmico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, professor dos cursos de Relações Internacionais, Relações Públicas e Jornalismo da Belas Artes e da ESPM e avaliador institucional do MEC. Foi coordenador do curso pós graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da Faculdade Cásper Libero. Participou da criação do curso de graduação em Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Tem pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista desenvolvendo o tema Comunicação e Novas Tecnologias Digitais: reflexões e teorias e defendeu tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sobre o papel do cinema na política externa norte-americana durante a 2a Grande Guerra. Tem mestrado (USP) e graduação e licenciatura (UFRJ) na área de História Social. Escreveu livros e dezenas de artigos sobre esse tema, em diversos periódicos científicos e de divulgação. Orienta pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós graduação, ministra cursos in company sobre o tema negociação. Atuou na área de consultoria empresarial e educacional na Trevisan Escola de Negócios. Realizou cursos de extensão sobre gestão universitária na Harvard University e no Babson College. Conquistou o Prêmio Francisco Gracioso de Excelência Acadêmica na modalidade orientação de monografia.

Relações Internacionais

Carlos Alberto Santos

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), onde aposentou-se e permanece trabalhando como pesquisador e colaborador convidado. É avaliador de cursos de graduação e avaliador de instituições do ensino superior do MEC e colunista de Ciência Hoje Online. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Ensino de Física e em Física da Matéria Condensada. Tem trabalhos publicados nos seguintes temas: ensino de física, divulgação científica, história da física, espectroscopia Mössbuaer, difração de raios X, implantação iônica, nitretação em plasma, materiais magnéticos. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, de 1/6/2010 a 30/4/2011. Foi Professor Visitante Sênior Capes-Unila de 2011 a 2015.

Física

Victorio Oxila

Doutorado na USP em 2009. Tema: Raízes socioeconomicas da integração energética na América do Sul: análise dos projetos Itaipu, Gasbol e Gasandes.

Membro da Diretoria da OLADE- Organização Latinoamericana de Energia até 2014. 

Atualmente Professor da Universidade de Assunção  e Professor Colaborador da UNILA – Universidade Federal da Integração da América Latina. 

Integração Energética

Paulo Rocha

É Doutor em Ciência Política e professor de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB. É pesquisador do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública - CEAG e do Centro de Pesquisa em Arquitetura da informação - CPAI, da Universidade de Brasília - UnB. Trabalha com a relação entre finanças públicas e políticas sociais e com o processo de decisão dos gastos públicos do Estado brasileiro, com ênfase no Poder Legislativo. Possui extensa experiência de assessoria parlamentar no Congresso Nacional Brasileiro em matérias orçamentárias (tramitação das propostas de PPA, LDO e LOA e no monitoramento da execução orçamentária pelo Poder Executivo), tendo prestando assessoria a parlamentares, ONGs e Movimentos Sociais. Foi Subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação - SPO/MEC entre 2003 e 2011 quando implantou o Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação – SIMEC e, posteriormente  Decano de Planejamento e Orçamento da Universidade de Brasília - DPO/UnB( 2011 e 2012).

Políticas Públicas

Luciano Wexel Severo

Professor efetivo do curso de Economia, Integração e Desenvolvimento na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Economia Política Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ. Mestre em Economia Política Internacional (UFRJ, 2010), com bolsa da CAPES. Bacharelado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUCSP (2003), com bolsa do CNPQ-PIBIC. Bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA-PROCIN (2010-2011). Assessor do Presidente do Banco de Comércio Exterior da Venezuela -BANCOEX (2004), Assessor do Presidente da Corporação Venezuelana de Guayana -CVG (2005) e Assessor do Ministro de Indústrias Básicas e Mineração da Venezuela -MIBAM (2005-2007). Diretor-Executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela -CAMARABV (2008-2012).

Desenvolvimento

Marcos Vinicius Andrade

Compositor, maestro, diretor-artístico da Gravadora CPC-UMES.  

Presidente da AMAR – Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes.

Cultura

Please reload

Equipe

 

 

Mariana Moura
Chefe de redação

Elissandro Santana
Revisor

Alexandre Andreatta
Site

Alexandre Souza
Editor de Arte

Luisa Moura
Editora-chefe

Lia Bressam
Sec. de redaçào

Ana Marcondes
Site